Aborto
Da gravidez ao aborto: uma quebra de expectativas
No caso de uma gravidez desejada, as expectativas vão às alturas, a felicidade é incomensurável e a vontade é de ir comprando tudo o que vai aparecendo e basta pesquisar no Google " de quanto tempo posso estar gravida" que a partir dai meu Deus cada vez que abres a Internet aparece promoções para tudo de bebe e até sites para decidires o nome do bebé, enfim… É um misto de sentimentos. Quando não esperada, outra avalanche de sentimentos. Seja como for, os índices apontam: a cada dez mulheres que engravidam, cerca de duas sofrem um aborto espontâneo até a 22ª semana . O que indica que tu, que estás a ler este texto, provavelmente já sofres-te ou conheces alguém que tenha sofrido um aborto.
Mas, se ao ver o resultado positivo, o mundo não é mais o mesmo, descobrir um aborto no início da gravidez é vê-lo desabar. Então, o que era motivo de refazer os planos futuros, dá lugar à frustração, culpa, tristeza, sensação de fracasso e um vazio. Novamente, cada pessoa vai enfrentar a situação de uma forma, mas é certo que um aborto é sempre um grande impacto e a rede de apoio pode fazer toda a diferença nessa hora.
Linha da APF 800 222 003
Algumas causas do aborto espontâneo
Os abortos espontâneos podem acontecer por diversas causas. Entre as mais comuns estão: malformação genética e anomalias de cromossomos, que acontecem durante o período de desenvolvimento do embrião ou feto. Pode acontecer de o embrião não chegar a se desenvolver ou ainda ter este processo interrompido. Por ser tão comum, na maioria das vezes o aborto espontâneo não é diagnosticado, a não ser em casos em que ele se repete por duas ou mais vezes.
Vivendo o luto do aborto espontâneo: a importância da rede de apoio
Quando acontece o aborto, o luto é um processo dolorido, mas importante, para que a página vire e seja possível seguir em frente. É preciso tempo e espaço para passar por isso. Aceitar a perda e ressignificar o luto é uma experiência muito particular e cada um passa por isso de uma forma. O importante é que todo este processo seja respeitado sem julgamentos.
Se tu conheces alguém que passou por um aborto recentemente, tenta ser a rede de apoio que ela precisa. Deixa claro que a pessoa pode contar contigo e tem em ti uma referência de cuidado e afeto. Em tempos de tanto individualismo, este tipo de relação despretensiosa e de cuidado são importantíssimas para não cair no isolamento e conseguir superar as adversidades de forma um pouco mais leve.
Em todo caso, um aborto pode ser um risco para a mulher, tanto em aspectos físicos como psicológicos (isolamento, depressão). Por isso, além de poder contar com pessoas mais próximas, a busca por um profissional, psicólogo é importante e pode ajudá-la a passar por isso.
Não estou a dizer que com isto vais te sentir melhor ou a pessoa que estas a tentar ajudar vai ficar sem aquele sentimento de culpa, não nada disso estou simplesmente a dizer que infelizmente este processo que podes estar e ou tenhas passado acabara por ficar lá bem no fundo e que não penses que és incapaz de engravidar novamente ou que irá acontecer novamente porque nunca saberás e se não voltares a tentar ficaras sempre com aquele sentimento e se eu tivesse tentado?!
Acredito que tudo na vida tem o seu propósito por isso levanta a cabeça e pensa que ganhaste uma estrela no céu.
Mas que terás um novo começo para iniciar, uma nova oportunidade se estiveres disposta a isso.
Só depende de ti e do teu tempo.

Sem comentários:
Enviar um comentário